Grande Rio faz desfile didático sobre Santos

Por blog alalaô

LUIZA FRANCO

DO RIO

Em desfile didático sobre Santos, a Grande Rio, quarta escola a desfilar na noite deste domingo (7) na Sapucaí, apresentou clichês sobre a cidade portuária de São Paulo.

Apostou alto na imagem do Santos Futebol Clube, com repetidas referências a Neymar e a Pelé no samba e nas alegorias –a bateria, por exemplo, vestia uniforme do clube com chapéu que imitava o moicano de Neymar. Os jogadores, no entanto, não participaram do desfile.

“Havia a expectativa de eles estarem aqui, mas não veio ninguém, foi meio frustrante”, diz Leonardo Rufino, 36. “Não só representei a minha família, mas também a minha cidade. Gostei muito de ter desfilado”, disse a irmã de Neymar, Raphaela.

X

O destaque foi para a comissão de frente, a seção mais inventiva do desfile. Ela encenou a vida de Pelé, com dois atores vivendo o jogador, na infância e na vida adulta, e uma bola de futebol inflável gigante sobre a qual Pelé corria.

Na plateia era possível ver pessoas agitando bandeiras do clube. O resto do desfile contou a história da cidade sem grandes surpresas, mas com referências de fácil assimilação.

Carros e fantasias representavam o porto, o café, imigrantes. Um carro trazia uma Brasília amarela, piscadela para os fãs da banda de Guarulhos (Grande SP), Mamonas Assassinas, da clássica música de mesmo nome.