Homenagens não conseguem atrair patrocínio a escolas de samba do Rio

Por blog alalaô

DO RIO

Com algumas novidades e nenhum patrocínio, começam neste domingo (7) os desfiles do Grupo Especial do Carnaval carioca.

Disfarçada de homenagem, a busca por um financiador é aparente nos enredos escolhidos pelas escolas de samba cariocas em 2016. Todas, no entanto, saíram de mãos abanando por causa da crise no país e terão de se contentar com o repasse pela prefeitura de R$ 2 milhões a cada escola, além da participação nos valores pagos pelos direitos de transmissão pela TV e na venda de ingressos.

De olho no dinheiro do agronegócio, a Unidos da Tijuca fará uma ode à agricultura e ao município de Sorriso no (MT), o maior produtor mundial de soja.

Atual campeã, a Beija-Flor contará a história de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, cidade natal do marquês de Sapucaí, que dá nome ao sambódromo.

A Grande Rio foi buscar dinheiro em Santos (SP) –obtiveram apenas apoio para organizar seu camarote. A escola celebrará a história e os ícones da cidade portuária. Já a União da Ilha falará sobre o Rio Olímpico.

Outra categoria de homenagens é a de personagens da história e da cultura brasileira. A Mangueira levará à avenida o universo de Maria Bethânia. A Vila Isabel vai usar centenário do político pernambucano Miguel Arraes (1916-2005) para falar de Pernambuco, mostrando as belezas e agruras do Estado.

COMPOSITORES

Por trás dos sambas-enredo de 2016 há nomes consagrados: Zé Katimba (Imperatriz), Martinho da Vila e Arlindo Cruz (Vila Isabel), além dos também ótimos Dudu Nobre (Unidos da Tijuca), Wanderley Monteiro (Portela) e Fred Camacho (Salgueiro).

O da Imperatriz, sobre Zezé di Camargo & Luciano, que brinca com o famoso verso “É o amor…”, tem tido elogios.

No quesito carnavalescos, Paulo Barros, considerado o maior inovador do Carnaval dos últimos tempos, fará sua estreia na Portela. Depois de fracassar na tentativa de criar um enredo patrocinado, a escola de Madureira sairá com “No voo da Águia, uma viagem sem fim”, sobre viagens históricas e mitológicas.

A antiga escola de Barros, Mocidade, aproveitou a comemoração de 400 anos de Miguel de Cervantes, criador do Dom Quixote, e cruzará a avenida com um abre-alas de 18 metros de altura.

OS DESFILES DE HOJE

‣ 21h30 ESTÁCIO DE SÁ
Enredo: “Salve Jorge! O Guerreiro na fé”

‣ 22h35* UNIÃO DA ILHA
Enredo: “Olímpico por natureza. Todo mundo se encontra no Rio”

‣ 23h40* BEIJA-FLOR
Enredo: “Mineirinho Genial! Nova Lima – Cidade Natal.
Marquês de Sapucaí – O Poeta Imortal!”

‣ 0h45* GRANDE RIO
Enredo: “Fui no Itororó beber água, não achei.
Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei…”

‣ 1h50* MOCIDADE
Enredo: “O Brasil de La Mancha: Sou Miguel, Padre Miguel.
Sou Cervantes, Sou Quixote Cavaleiro, Pixote Brasileiro”

‣ 2h55* UNIDOS DA TIJUCA
Enredo: “Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado”