Beija-Flor lembra raízes africanas ao fazer homenagem à Guiné Equatorial

Por blog alalaô

Após o sétimo lugar obtido em 2014, a escola de samba Beija-flor de Nilópolis vai atrás do título com o enredo “Um griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”.

Diretor de Carnaval da agremiação, o veterano Laíla destaca que o samba-enredo é um ponto muito importante do desfile deste ano. “É um grande samba. Tenho certeza de que pode ser o samba do Carnaval. Fiz todos os testes possíveis durante essa disputa e tenho certeza de que escolhemos a melhor obra. Tivemos a felicidade de contarmos com grandes sambas nessa disputa “, avaliou Laíla.

O samba-enredo causou polêmica e ganhou o noticiário internacional antes mesmo de a folia ter início. O principal problema refere-se ao patrocínio do governo da Guiné Equatorial para Beija-Flor de Nilópolis.

Filho de ditador da Guiné Equatorial (de azul) acompanha desfile da Beija-Flor sobre o país (Daniel Marenco/Folhapress)

O país é uma ditadura comandada há 35 anos por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que tem uma fortuna pessoal avaliada em US$ 600 milhões, de acordo com a revista “Forbes”.

Segundo o jornal “O Globo”, que revelou o caso, o patrocínio é de R$ 10 milhões. A Beija-Flor não confirma nem refuta o valor.

A Beija-Flor destacou que o enredo “não irá falar de política, somente realçar as belezas naturais do país”. Griô, na mitologia africana, é um contador de histórias orais. Em carta aberta, o embaixador da Guiné Equatorial no Brasil, Benigno Pedro Matute Tang, afirmou que a homenagem ao país tem “caráter puramente cultural”.

A bateria da Beija-Flor será comandada pela rainha Raíssa de Oliveira, que estreou na escola aos 12 anos.

Antes da Beija-Flor, passou pela Sapucaí a São Clemente, Portela. Também desfilarão nesta noite União da Ilha, Imperatriz, Unidos da Tijuca.

No primeiro dia de desfiles, outras seis escolas passaram pela avenida, sendo a Salgueiro e a Vila Isabel os grandes destaques.

X