PAULO GOMES
DE SÃO PAULO
Policiais militares usaram gás de pimenta durante uma confusão no Carnaval de rua da região da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, no início da madrugada desta terça-feira (9).
A reportagem presenciou, à 0h05, a correria na altura do cruzamento entre as ruas Inácio Pereira da Rocha e Fidalga. As pessoas que se dispersavam cobriam o rosto com suas camisetas e tossiam.
Segundo a Polícia Militar, foi “utilizado o gás de pimenta para apartar uma briga generalizada”. Duas testemunhas, no entanto, disseram não ter presenciado briga nenhuma.
“A PM quer ir embora logo e fica fazendo essas coisas. Foi de graça”, disse um homem em meio ao tumulto.

O vendedor ambulante de bebidas Alex também diz não ter visto briga. “Não vi confusão não, só a polícia atacando gás e o pessoal correndo”.
O tumulto foi rápido e a dispersão dos foliões, iniciada à meia-noite, foi encerrada à 1h30, como na véspera.
Na madrugada de sábado para domingo, policiais militares chegaram a usar cassetetes contra um grupo de pessoas no entorno da rua Deputado Lacerda Franco, também na dispersão da região da Vila Madalena.
De acordo com o tenente Garavelli, que estava no comando da linha policial envolvida, era uma “briga generalizada de oito contra oito”, e a PM teve que usar as motos e a “força tática com cassetetes” para apartar a confusão.