Imperatriz mistura sertanejo com samba e anima Sapucaí

Por blog alalaô
Zeze di Camargo, Luciano e seu Francisco na Sapucaí, no Rio de Janeiro (Lucas Vettorazzo/Folhapress)

LUCAS VETTORAZZO
DO RIO

“É o amor”, cantava o público na passagem da Imperatriz Leopoldinense, que homenageou a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Em desfile sem erros e com várias celebridades do mundo sertanejo, a Imperatriz foi a penúltima escola a desfilar na madrugada desta terça-feira (9).

Zezé di Camargo, de terno verde, e Luciano, de branco, desfilaram no último carro. Seu pai, Francisco, 79, acenava para a multidão à frente.

Antes de subir no carro ele revelou nunca ter sequer visto um desfile pela televisão. Perguntado como estava o coração com a homenagem, respondeu com a simplicidade tradicional de um sertanejo. “Tá bão”, disse, diante do assédio de jornalistas e fãs.

Antes de entrar, Zezé falou ao público pelo sistema de som oficial. Disse estar honrado pela oportunidade de estar na passarela do samba e agradeceu a recepção calorosa do público. “Parece que somos estranhos aqui. Mas somos a música popular brasileira”, disse.

X

Chitãozinho e Xororó deram as boas-vindas, desfilando em um tripé logo atrás da comissão de frente. Arremessavam corações de pelúcia para o público enquanto cruzaram a avenida. Não cantaram o samba o tempo todo, mas soltavam a voz no refrão, algo que animava o público.

“Chora cavaco / ponteia a viola / pega na sanfona / meu irmão / Chegou a hora / sou brasileiro / caipira Pirapora”, diz o refrão. “É o amor / a receita da alegria / sentimento e magia / A razão do meu cantar”, diz a segunda parte do refrão.

A cantora Paula Fernandes desfilou no alto de uma abelha. A bateria veio vestida como girassóis. Integrante decano da escola, Elimar Santos desfilou no abre-alas. Ele elogiou o samba-enredo.

“É um enredo popular porque se integra com a cultura do povo. É muito bom que a Imperatriz tenha voltado aos temas populares. É um samba complexo e um dos melhores que já tivemos na escola”, disse.

A cantora e sanfoneira Lucy Alves, que participou do programa The Voice, ajudou a puxar o samba. Dira Paes e Ângelo Antônio, que interpretaram os pais da dupla Zezé di Camargo e Luciano no filme “Dois Filhos de Francisco”, desfilaram no quarto carro e arrancaram aplausos do público.