Charanga com 50 instrumentistas leva música às ruas de Santa Cecília

Por blog alalaô

LUCAS FERRAZ
DE SÃO PAULO

Uma charanga, na definição dos dicionários, é um grande conjunto musical formado principalmente por instrumentos de metal, com ou sem os de percussão.

No caso da Espetacular Charanga do França, bloco que pelo segundo ano sai no carnaval paulistano pelas ruas de Santa Cecília (na região central), a banda que em alguns momentos chega a ter 50 músicos conta também com os de percussão.

Formado por músicos profissionais com destaque na cena paulistana, como o fundador, Thiago França, e nomes como Rômulo Fróes e Juçara Marçal, o bloco surgiu a partir do disco homônimo, “A Espectacular Charanga do França”, lançado por Thiago França em 2012.

Amigos o convenceram a transformar o disco em um bloco carnavalesco, o que aconteceu ano passado, debutando na rua Imaculada Conceição, local da apresentação desta segunda (8).

A ideia, segundo os organizadores, é ocupar as ruas de Santa Cecília com música de qualidade, talvez a principal carência da grande maioria dos blocos do carnaval de São Paulo.

A charanga, que se apresenta no chão, tem neste ano o repertório ampliado pelas músicas do mais recente disco, “O Último Carnaval de Nossas Vidas”, gravado no final de 2015. Uma das marchinhas faz referência ao carnaval passado, no bairro.

“No ensaio da charanga, na semana passada, tivemos 2.000 pessoas. Esperamos hoje umas 3.000”, disse Talitha Barros, chef do restaurante Conceição Discos e Comes e uma das organizadoras do bloco.

A charanga começa a se apresentar a partir das 16h.