FABRÍCIO LOBEL
DE SÃO PAULO
O desfile da Vai-Vai começou com tumulto entre membros da diretoria da escola e organizadores do Carnaval de São Paulo: a vinheta da Prefeitura de São Paulo continuou a ser executado mesmo após a agremiação receber sinal verde para começar o seu desfile.
A atual campeã do Carnaval de São Paulo coloca suas fichas no glamour da França e da Cidade Luz, Paris, para conquistar o título pela segunda vez consecutiva.
A julgar pelo samba-enredo do Vai-Vai, “Je Suis Vai-Vai, bem-vindos a França”, a escola da Bela Vista traz um mosaico generoso do que é a França.
A escola também aborda em seu enredo os recentes ataques terroristas sofridos pela capital francesa, mas pretende finalizar sua exibição com uma grande mensagem de paz em um efeito surpresa.
Fantasia da apresentadora Ana Hickmann, madrinha de bateria da escola, é inspirada no museu do Louvre. Ela desfila há cinco anos pela escola.

A agremiação vem para passarela do samba com 3.200 componentes, 22 alas e 5 alegorias. A Vai-Vai aborda de ícones franceses como os marcantes perfumes, os monumentos, a vida cultural e artística, a moda, o champanhe, até Allan Kardec. Mas a direção da agremiação afirma que as apresentações vão “fugir dos clichês”.
“Chegou o grande dia em que a escola de samba Vai-Vai vai fazer um Carnaval histórico. Vamos rachar essa avenida no meio. Vamos mostrar que aqui é Vai-Vai. Esquece”, diz o presidente da escola, Darly Silva, o neguitão.
Na concentração, é possível ver os personagens Astérix e Obélix . As baianas vêm de museu do Louvre. Entre os destaques da agremiação está a consulesa da França, que deverá sair no abre-alas da escola que traz ainda uma torre Eiffel.
A bateria apelidada de pegada de macaco traz um samba forte, “para frente” como gostam de dizer seus ritmistas e o mestre Tadeu.
TUMULTO
A confusão começou depois que a escola foi anunciada na avenida e já havia colocado sua comissão de frente na pista, mas o sistema de som do Anhembi continuou a executar uma vinheta da Prefeitura de São Paulo.
O som da vinheta atravessou o samba da escola da Bela Vista, que é sempre favorita no Carnaval. Membros da diretoria da escola xingaram funcionários que trabalhavam na organização do Carnaval.
Um membro da direção de harmonia da escola chegou a invadir a primeira torre do sambódromo, onde estava o funcionário responsável pelo anúncio da entrada da escola na avenida. Houve correria e no tumulto, o presidente da escola chegou a dar um forte tapa nas costas de um dos funcionários da organização.
O som no Anhembi foi logo reestabelecido no sambódromo e a escola evoluiu bem pela avenida com seu samba homenageando a França.
Antes da Vai-Vai, passaram pelo sambódromo a Unidos do Peruche, que contou os cem anos do samba, a Império da Casa Verde desvendando os mistérios, a Acadêmicos do Tucuruvi, que falou sobre a religiosidade, e a Mocidade Alegre, que contou as origens do samba.
Desfilam ainda nesta madrugada a Dragões da Real e a X-9 Paulistana. As agremiações têm que passar pela passarela do samba entre 55 minutos e 65 minutos para não perderem pontos.
CONFIRA O SAMBA-ENREDO DA ESCOLA
“Je Suis Vai-Vai, bem-vindos a França”
Mon Amour
A voz do povo é quem diz
Sou raça sou raiz
Há tantos carnavais
Je Suis Vai Vai (Eu sou Criolé…)
Nas cores da França feliz
Eu viajei
Na luz sedução de Paris
Me encantei
Das lendas à Revolução
De Luizes a Napoleão
Liberdade, igualdade, fraternidade
O grito do povo ecoou
Exaltei em samba a capital da moda
A torre Eiffel é majestosa
No Louvre obras imortais
Doce Perfume no ar envolve avenida
Salve a Belle Époque e seus musicais
As danças nos cabarés, sabores, orgia
Loucura verde pra brincar o carnaval (ôôô)
Laço de amor uniu duas nações
Garraux virou paixão, virou mania
Alan Kardec é luz e encanto
É energia em preto e branco
Arte moderna, paulicéia desvairada
E champagne pra comemorar
(vem brindar amor…)
Autores: Zeca do Cavaco, Zé Carlinhos, Ronaldinho FDQ e Dodo Monteiro
Colaborou SIDNEY GONÇALVES DO CARMO, ARTUR RODRIGUES e JAIRO MARQUES