JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR
Entre os maiores sucessos carnavalescos da Bahia estão algumas músicas que surgiram com jingles de prefeitura, empresas e campanhas sociais. Parte delas foi imortalizada é cantada nos Carnavais de Salvador até hoje. Confira alguns exemplos:
1 – “Cidade Miscigenada”
Criada por Carlinhos Brown para registrar “o novo momento da cidade”, a música tem o clássico formato de jingle em ritmo de frevo. Virou campanha institucional da Prefeitura de Salvador e tem sido tocada por Brown neste Carnaval de 2016 (https://www.youtube.com/watch?v=Ry7V8sOLssw).
2 – “Tá Lisinho”
Em 2011, Bell Marques fez uma parceria com a marca de barbeadores Gillete e tirou a barba que cultivada havia mais de 30 anos. A ação promocional foi acompanhada pelo jingle “Tá Lisinho”, que foi a música trabalhada pelo Chiclete com Banana naquele Carnaval (https://www.youtube.com/watch?v=9aMYZCZFJm0).
3 – “Cidade Voa”
Nas comemorações dos 450 anos de Salvador, Carlinhos Brown compôs “Cidade Voa”, jingle promocional da prefeitura na gestão Antônio Imbassahy, em 1999. A música foi gravada pela Timbalada e marcou época com seu forte ritmo percussivo (https://www.youtube.com/watch?v=BCYNm186yPs).
4 – “We are the World Of Carnaval”
Composta pelo publicitário Nizan Guenaes, este clássico do Carnaval baiano tocado até hoje nos trios elétricos foi criado em 1988, como um jingle de campanha de arrecadação das Obras Sociais Irmã Dulce. Foi cantada num coral com vários artistas, como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Lazzo e Durval Lélis (https://www.youtube.com/watch?v=nXSu87-7jFg).
5 – “Maravilha, Ô”
No tempo em que o trio elétrico não tinha nem cantores e o som era só instrumental, os jingles já faziam parte da festa. Nos desfiles patrocinados pela marca de refrigerante Fratelli Vita, em 1952, Dodô e Osmar, precursores do atual formato do Carnaval baiano, puxavam o coro do jingle a plenos pulmões, sendo acompanhados pelo público.