FABRÍCIO LOBEL
DE SÃO PAULO
A religião também está presente no tema da Acadêmicos do Tucuruvi, que defende o enredo “Celebrando a Religiosidade: Tucuruvi canta Festas de Fé”.
O carnavalesco Wagner Santos pretende mostrar as festas culturais e de fé espalhadas pelo país, como folclore, festa do Divino, Cosme e Damião, Natal e Páscoa.
A comissão de frente, coreografada por Cheila Fusco, por exemplo, traz a história da catequização dos índios pelos jesuítas. Os elaborados carros da escola trazem referências aos festejos religiosos populares como festas juninas e o Sírio de Nazaré (Belém, PA).
Presidente da escola, Hussein Abdo Elselan, o Jamil, cuidava pessoalmente da colocação de cada membro da escola nos carros alegóricos da agremiação. “Entrevista? Só depois que estiver tudo pronto”, disse ele enquanto orientava um guindaste na concentração do Anhembi. Antes disso, o presidente deu um tapa na lata de cerveja que um integrante da escola insistia em beber antes do desfile, apesar de avisos contrários.
O intérprete Alex Soares estreia na agremiação e afirma saber de sua responsabilidade diante da execução do samba-enredo, que considera “melodioso” e que fará a diferença. “Nunca perca a fé em Deus”, cantam os membros da Tucuruvi enquanto esquentam a bateria.
Um dos pontos de maior atração da escola será a presença da bailarina Aline Riscado à frente da bateria.
Antes da Acadêmicos do Tucuruvi, passaram pelo sambódromo a Unidos do Peruche, que contou os cem anos do samba, e a Império da Casa Verde desvendando os mistérios. Desfilam ainda nesta madrugada a Mocidade Alegre, a campeã do ano passado Vai-Vai, Dragões da Real e X-9 Paulistana. As agremiações têm que passar pela passarela do samba entre 55 minutos e 65 minutos para não perderam pontos.
CONFIRA O SAMBA-ENREDO DA ESCOLA
“Celebrando a religiosidade, Tucuruvi canta as festas de Fé”
Eu vou comemorar
Na festa da santa cruz
Um dom divino reluz
O índio dono dessa terra
Se encantou
No seio da mãe natureza
Celebrava em comunhão
Miscigenou com gente vinda de além-mar
Odoiá… e tem xirê
Salve a rainha do mar
No caminho “padin ciço”
O círio de nazaré
Ó senhora aparecida
Abençoa quem tem fé
Levanta a poeira do chão… sinhô
Ajeita o laço de fita… sinhá
Entra na roda, pula fogueira
Arrasta-pé no balancê a noite inteira
Lá no céu,uma estrela anuncia
Vamos plantar fraternidade
Um brinde à felicidade
Unindo a família, é tempo de amor
Vivendo a paz do redentor
Vai meu samba e me leva a viajar
Na luz desse povo festeiro
Acreditar pra ser feliz
A hora é essa, sou Tucuruvi
Autores: Samba Enredo: Arlindo Neto, Bruno Govetri, Carlos Jr, Igor Soró, João Batucada, Leandro Augusto, Marcelo Pires e Tim Peixoto
Colaborou JAIRO MARQUES e SIDNEY GONÇALVES DO CARMO