FABRÍCIO LOBEL
DE SÃO PAULO
Com um dos enredos mais ousados dos últimos anos, “Ave-Maria cheia de Faces”, a Águia pretende apresentar um Carnaval de referência a Maria, mãe de Jesus, e suas múltiplas representações.
A direção da escola afirma, porém, que “não há apelo religioso” em seu tema, mas, sim, a “construção de uma linha histórica e filosófica” que mostrará como civilizações reverenciaram as mulheres e a proximidade desses processos com matriarcas históricas, como a Virgem Maria.
A comissão de frente, diz o coreógrafo Robson Bernardino, é composta por bruxas vitorianas e traz efeitos de ilusionismo para falar de Maria. De dentro de um caldeirão surgia a Virgem Maria, interpretada pela integrante Elisângela: “Foi muito emocionante. Foram seis meses de treinamento e dedicação para colocar nosso trabalho para todos verem”.
A atriz Nicete Bruno, que participa pela primeira vez do desfile de Carnaval em São Paulo, disse que o amor de Maria é maior porque ele se expande.
“Procurei distribuir meu coração para cada uma das pessoas. Tenho sempre comigo a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Acho que isso nos devolve a esperança, a fé. Não podia sambar, me movimentar, porque não caberia ao tom do personagem. Por isso, procurei, enquanto desfilava, distribuir amor materno”, disse Nicete, que desfilou ao lado do filho, Paulo Goulart Filho, e da neta Paula Miessa, que está grávida.
A escola aposta na exuberância de suas fantasias para impressionar os jurados e o público. Uma das roupas, por exemplo, é adornada por imagens sacras e contará com uma grande coroa.
A azul e branco vem com cerca de 3.500 componentes distribuídos em 25 alas e em cinco carros alegóricos. Um dos destaques da escola é a rainha de bateria, Cinthia Santos, que ocupa o posto desde o ano passado. Já para mestre Juca, o destaque da bateria é o “ritmo, sempre para frente”
Durante o desfile, a escola teve problema com o terceiro carro, o que gerou atraso e prejudicou a evolução. Apesar disso, a Águia de Ouro terminou o desfile dentro do prazo.
Antes da Águia de Ouro, passaram pela avenida Unidos de Vila Maria e Pérola Negra. Também se apresentarão nesta madrugada a Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel e Acadêmicos do Tatuapé.
CONFIRA O SAMBA-ENREDO DA ESCOLA
“Ave Maria cheia de faces”
O céu se abriu
Mostrou seu luar
Pra ver minha Águia de Ouro passar
Ave Santa Mulher que me guia
O nosso Azul e Branco
É de Maria
Mãe
Divina dona da terra
Sentimento de amor e magia
Abençoa este Carnaval
Derrama sua luz sagrada em todos nós
Deusa do sol e da lua
De faces marcantes
Dama universal
Trago aqui a minha prece
Rainha Clemente
Teu fruto o Rei Salvador
Chorou tanta dor
Mãe África
Hão de florescer teus filhos
Em cada palmo de chão
Iluminando o terreiro
Da miscigenação
Sublime aparição
És majestosa
Faz mais feliz
O meu caminhar
Formosa
Estende o teu manto sobre nós
Amada padroeira do Brasil
Hoje a Pompéia cantando
Te pede perdão
Autores: Douglinhas, Juca , Izanzinho, Cuca e Pelezinho
Intérprete: Douglinhas
Colaborou JAIRO MARQUES e SIDNEY GONÇALVES DO CARMO