Galo ao contrário também atraiu idosos e famílias no Recife

Por blog alalaô

KLEBER NUNES, DO RECIFE

O Carnaval no Recife começou oficialmente nesta sexta-feira (5), mas desde o início da semana a cidade está tomada pela folia. Residentes e turistas, que chegaram mais cedo para curtir a festa, já desfilam suas fantasias e adereços pelas ruas e pontes da capital pernambucana.

Maria da Assunção, de 73 anos, mal esperou a alegoria gigante do Galo da Madrugada ficar de pé na ponte Duarte Coelho, no centro do Recife, para se enfeitar para a folia. O vestido com as cores da bandeira do Brasil e a tradicional sombrinha de frevo ganharam pedras e muito brilho.

Maria da Assunção, de 73  anos, no Galo ao contrário - Kleber Nunes/Folhapress
Maria da Assunção, de 73 anos, no Galo ao contrário – Kleber Nunes/Folhapress

Intitulando-se “Rainha do Carnaval”, dona Maria, que é natural de Sirinhaém, na mata norte de Pernambuco, mostrou disposição durante o desfile do Galo ao contrário, nesta quinta-feira (4).

“O Carnaval para mim é um dos momentos mais importantes do ano, por isso temos que caprichar. É um privilégio poder sair de casa e vir se divertir”, afirmou.

Apesar de ter diversos polos espalhados por todas as áreas da cidade, são o centro comercial e o Recife Antigo os destinos mais procurados. E vale tudo para chegar até os focos da folia: carro, ônibus, metrô e até patins.

Cerca de 20 amigos de diversas cidades da região metropolitana do Recife se fantasiaram e trocaram o tênis pelas rodinhas. “É o segundo ano que juntamos vários grupos de passeio de patins para vir brincar o Carnaval no centro do Recife. É meio inusitado, mas Carnaval é isso”, disse o recepcionista Ricardo Alves, 34.

De ônibus, a professora Kilma Ribeiro, 46, deixou a pacata cidade de Maragogi (AL) para curtir o Carnaval do Recife. “É o quarto ano que venho para a prévia do Galo da Madrugada e pretendo estar aqui todos os anos. É o esquenta para o Carnaval, de fato”, afirmou.

A instrumentadora cirúrgica Suzana Sá Martins, 41, pela primeira vez juntou a família para celebrar o aniversário na prévia do Galo. “É a primeira vez e o primeiro aniversário que comemorarei durante o Carnaval. Todo dia será uma festa diferente”, disse ela.