HELOÍSA NEGRÃO
DE SÃO PAULO
Instragram, Snapchat, Facebook, Google Maps, aplicativo de blocos … As facilidades de ter o smartphone à mão durante os blocos de Carnaval tornam quase impossível deixá-lo em casa.
A polícia de São Paulo ainda não divulgou os números de ocorrência do último final de semana, mas a reportagem presenciou várias pessoas que tiveram o celular furtado durante os blocos de rua.
Para evitar que seu telefone seja roubado, confira nossas dicas:
1 – Use mini-pochetes por dentro da roupa (também chamadas de doleiras). Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos esportivos.

2 – Leve um celular antigo. Nas lojinhas de eletrônicos é possível encontrar o adaptador de chip, que ajuda a encaixar os micro e nanos chips (usados nos iPhones novos, por exemplo) nos telefones mais antigos.

3 – Essas lojas também vendem bolsinhas impermeáveis. Elas foram criadas para serem usadas no mar e na piscina, mas como podem ser penduradas no pescoço e dá para manusear o celular dentro delas, é uma boa dica para manter o aparelho perto de você, dentro da camiseta.
4 – Faça como a paraguaia Larissa Riquelme e guarde o celular no sutiã. Para evitar que o aparelho caia, use um sutiã com bojo e aro de metal. Vale colocar um top de academia por cima, para ficar mais mais firme.

5 – Pague pela sua tranquilidade. Quer pular o Carnaval sem medo, gravando snaps, tirando foto sem se preocupar com nada. Melhor fazer um seguro. De acordo com Marcelo Santana, gerente de Ramos Elementares Porto Seguro, o seguro passa a valer na meia-noite do dia seguinte ao contrato. Apenas celulares com menos de um ano podem ser segurados.
Assim como os carros, os seguros de eletrônicos mudam de valor de acordo com a idade e gênero do contratante. Homens jovens pagam mais.
Fique atento, os seguros só cobrem furtos mediante ameaça. Ou seja, se alguém levar o seu celular e você não perceber, não irá receber a grana. Leia bem o contrato e faça o maior número de perguntas possível ao corretor. Além da apólice, alguns seguros cobram a franquia.
Segundo Santana, o valor do seguro corresponde entre 12% a 23% do preço do aparelho. A apólice para um iPhone 6, de R$ 3.699,00, custaria R$ 737,19, se o contratante for um homem, segundo uma estimativa feita pela Porto Seguro. É possível estimar os valores no site da empresa.
Algumas operadoras também oferecem seguros. Vale ligar para a sua.
Roubaram, e agora?
Não teve jeito e quando você pôs a mão no bolso (ou na bolsa), o telefone não estava lá.
Veja algumas dicas:
1 – Faça o backup do seu celular antes de sair de casa. Nos aparelhos Android, o backup fica armazenado na conta Google do usuário, basta ir em Configuração > Opção de contas >“Fazer o backup e redefinir”. Pronto, quando você incluir seu e-mail em outro Android, seus dados serão recuperados. Nos iPhones, é preciso sincronizá-lo com o iTunes (no computador) ou com o iCloud. Nos dois casos, vale também enviar todas as suas fotos para um computador antes de cair na folia.
2 – Tem apego pelo seu histórico do Whatsapp? Faça também um backup no iCloud ou via Google. Na site do app, eles ensinam como armazenar contatos e conversar.
3 – Instale (e deixe habilitado) um aplicativo de localização. Pode ser que seu telefone só tenha caído e está em alguma sarjeta esperando para ser resgatado:
Find My iPhone (iOS)
https://itunes.apple.com/us/app/find-my-iphone/id376101648?mt=8
Gerenciador de Dispositivo para Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.adm
Localizar telefone perdido, para Windows Phone
https://account.microsoft.com/devices/about