Em Olinda, frevo, maracatu e Alceu Valença abrem oficialmente o Carnaval de Pernambuco

Por blog alalaô

KLEBER NUNES
DO RECIFE

O Carnaval em Pernambuco teve início oficialmente nesta quinta-feira (4). Olinda deu o pontapé inicial e abriu a folia com frevo, maracatu, afoxé e o show do principal homenageado deste ano, Alceu Valença.

Além do artista pernambucano, os foliões assistiram aos shows da banda Combo X e da Orquestra Contemporânea de Olinda, no palco montado na orla da cidade.

Até a Quarta-feira de Cinzas serão cerca de 500 apresentações em nove polos espalhados pela cidade, além dos tradicionais blocos que desfilarão pelas ladeiras históricas.

No Recife, uma prévia do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, levará centenas de foliões ao centro da capital. A partir das 20h (horário local), a multidão será animada por quatro trios elétricos.

O evento, conhecido como Galo ao contrário, porque acontece no sentido inverso do tradicional desfile no Sábado de Zé Pereira, é na verdade, um teste do percurso.

Este ano, o Galo da Madrugada sairá às ruas do Recife com o tema “Galo, Frevo e Manguebeat” em homenagem a Chico Science, músico pernambucano que, se estivesse vivo, completaria 50 anos em março.

Elementos do artista estão presentes na alegoria do galo gigante que foi montado nesta quinta-feira, no centro do Recife. O símbolo do bloco tem 27 metros de altura e pesa 33 toneladas.

AEDES

Antes de serem ocupados pelos foliões, os principais focos da folia receberam a aplicação de inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus da zika.

Com carros fumacê e bombas costais motorizadas, os agentes percorreram os 6 quilômetros do percurso do Galo da Madrugada, o Recife Antigo e o sítio histórico de Olinda.