ISABELA DIAS
PAULA LAUREANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO
Em 48 horas, mais de 800 mil foliões circularam por aproximadamente 130 blocos autorizados pela prefeitura em todas as regiões da cidade do Rio. São os números registrados do pré-Carnaval carioca deste fim de semana.
O Bloco da Preta, comandado por Preta Gil, foi o recordista de público. Reuniu 300 mil pessoas no desfile pelo centro do Rio neste domingo (31), segundo estimativa da Riotur, a empresa de turismo do município.
Gilberto Gil, pai da cantora, participou pela primeira vez da folia e foi ovacionado pelo público ao cantar “Aquele Abraço”.
“Chorei por ter meu pai aqui presenciando a grandiosidade do carnaval do Rio. Ele precisava ver que o povo tomou de novo o carnaval para si”, disse Preta Gil.
No começo do show, na rua Primeiro de Março, o discurso de Preta traduziu o tom democrático do bloco, um dos preferidos pelo público LGBT.
“O Bloco da Preta é o bloco da diversidade racial, social, sexual, espiritual, cultural. Aqui o importante é você ser você!”, gritou Preta aos foliões.
Outro destaque deste domingo foi o Suvaco do Cristo que atraiu 35.000 pessoas à rua Jardim Botânico, na zona sul da cidade.
Fundado em 1986, quando o carnaval de rua do Rio estava longe de ter a popularidade atual, o Suvaco se manteve como um dos principais blocos da cidade. Assim como o Simpatia é Quase Amor, criado em 1985, que reuniu em torno de 100 mil pessoas em Ipanema no último sábado (30).
O principal caso de violência ocorreu após o encerramento do bloco Céu na Terra no início da tarde de sábado. Um homem fez uma sequência de disparos que provocou uma morte e deixou outros três feridos. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.