LUIZA FRANCO
DO RIO
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) afirmou nesta sexta (29) que vai notificar a escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro por maltratar pombos em um desfile.
Em um ensaio técnico na noite do último domingo (24), na Sapucaí, a escola soltou dezenas de pombos. Algumas aves não conseguiram voar e acabaram morrendo.
Após a notificação, a escola pode ser autuada e eventualmente responder pelo crime de maus-tratos, cuja pena é detenção de três meses a um ano.
“Imagino que a escola não tenha tido a intenção de maltratar as aves, mas foi uma atitude infeliz”, diz o agente ambiental federal Roberto Cabral.
A ONG SOS Aves Cia. diz ter recolhido 68 animais, apenas 20 dos quais sobreviveram.
“É preciso ter conhecimento sobre como o bicho vai reagir ao ambiente onde será solto. Com a poluição sonora da Sapucaí, os pombos ficaram desorientados e muitos acabaram caindo”, diz o presidente da ONG, Paulo Maia.
Segundo ele, alguns pássaros foram pisoteados pelos membros da escola que desfilavam na avenida.
A ONG pretende notificar a escola com base na lei 9.605, que tipifica como crime o abandono de animais.
OUTRO LADO
Procurada pela Folha, a escola Acadêmicos do Salgueiro não quis comentar o caso. Mas afirmou, via assessoria de imprensa, que não voltará a usar pássaros no desfile, que acontece na noite de segunda-feira (8) de Carnaval.