Bloco do Sargento Pimenta e Bangalafumenga não poderão desfilar perto do sambódromo de SP

Por blog alalaô

Os desfiles de São Paulo do Bangalafumenga e Bloco do Sargento Pimenta, que acontecerão no próximo sábado (30), tiveram seus trajetos alterados por decisão da Secretaria de Cultura municipal. Outro bloco com mudanças na concentração foi Quizomba, que será no domingo (31).

Os blocos, que tinham agendado o início de seus cortejos na avenida Santos Dumont, em Santana, zona norte, não poderão desfilar perto do sambódromo do Anhembi, devido a pressão da Liga das Escolas de Samba. O novo local escolhido para o Sargento Pimenta e Bangalafumenga foi a avenida Tiradentes, próximo à Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Luz. Já o Quizomba se concentrará no cruzamentos das avenidas São João e Ipiranga, no centro, às 10h.

 O bloco “Sargento Pimenta” durante apresentação em 2015
O bloco “Sargento Pimenta” durante apresentação em 2015 (Foto: 07.01.2015- Danilo Verpa/Folhapress)

A alteração se deve a questões operacionais, por conta do aumento de blocos, neste ano, em toda a cidade, especialmente nos dias 30 e 31 de janeiro. Por este motivo, diversos novos bloqueios passaram a ser necessários, segundo a Secretaria de Cultura. De acordo com a Liga, cerca de de 60 mil pessoas devem passar no próximo final de semana para ensaios técnicos na região.

O Bangalafumenga e o Sargento Pimenta têm origem no Carnaval do Rio e ganharam muitos foliões em São Paulo. Em 2015 os desfiles foram na Vila Madalena, mas justamente pela grande concentração de pessoas foram deslocados para a zona norte este ano. Só o Bangalafumenga reuniu mais de 130 mil pessoas pela região da Vila Madalena e de Pinheiros no último cortejo.

A Liga disse, em nota, que não é contra os desfiles, mas sua posição contrária aos locais dos eventos se dá por causa do pouco tempo para preparar a infraestrutura necessária para receber tanto o público do sambódromo como o dos blocos com segurança, tanto de passagem de pessoas como de carros alegóricos, que começam a chegar ao sambódromo neste final de semana.