No Recife e em Olinda, turista pode aprender passos do frevo antes da folia, sem pagar nada

Por blog alalaô

KLEBER NUNES
DO RECIFE

Há 14 dias do Carnaval, pernambucanos e turistas têm a oportunidade de aprender, sem pagar nada, a dançar o frevo. Tanto no Recife quanto em Olinda é possível ter aulas e se familiarizar com passos como o ferrolho, a tesoura, o grilo e a tramela.

Na zona norte da capital, a Escola Municipal de Frevo Fernando Borges oferece as aulas de segunda a sexta-feira a partir das 9h. Cada turma de pelo menos dez alunos tem duas horas para aprender um pouco do mais pernambucano de todos os ritmos.

Para participar basta fazer a inscrição pelo telefone (81) 3355-3102 e escolher o melhor horário. São aceitos alunos a partir dos 5 anos de idade.

Alunas aprendem a dançar frevo na Escola Municipal Maestro Fernando Borges, na zona norte do Recife
Alunas aprendem a dançar frevo na Escola Municipal Maestro Fernando Borges, na zona norte do Recife

Apaixonada pelo frevo desde que viu uma apresentação de passistas há cinco anos na Alemanha, a polonesa Agnieszka Kwiatkowak, 34, veio ao Recife para aprender o ritmo. “É uma dança de muita energia e que passa alegria para todo mundo. Eu estou adorando as aulas”, disse.

Também na zona norte, na Praça do Hipódromo, crianças e adultos podem aprender ao ar livre a dança. As aulas são às quartas-feiras, às 19h, e aos sábados, a partir das 15h. Não é preciso fazer inscrição.

Na cidade onde o ritmo frenético leva ao sobe e desce de ladeiras históricas, há dois espaços que oferecem aulas gratuitas. No Cariri Olindense, os alunos podem se encontrar de segunda a quinta-feira, a partir das 19h.

No Clube Vassourinhas, as aulas serão às sextas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 16h às 18h. Para participar é preciso fazer a inscrição informando dados pessoais e telefone para o e-mail tone_nunes@hotmail.com.