Galo da Madrugada vai homenagear Chico Science no Recife

Por blog alalaô

KLEBER NUNES
DO RECIFE

Considerado pelo Guinness Book o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada sairá às ruas do Recife este ano com o tema “Galo, Frevo e Manguebeat”. A agremiação pretende reunir cerca de 2,5 milhões de foliões para homenagear Chico Science, músico pernambucano que, se estivesse vivo, completaria 50 anos em março.

Nesta terça-feira (19), os organizadores do bloco apresentaram os detalhes da 39ª edição do desfile, que será realizado (seguindo a tradição) no Sábado de Zé Pereira, este ano no dia 6 de fevereiro.

Ao todo, serão seis carros alegóricos com 80 componentes fantasiados com elementos que farão referência ao manguebeat –movimento de contracultura que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com música eletrônica, funk rock e hip hop, do qual Science foi expoente.

O desfile também será animado por 30 trios elétricos. “O legado cultural e social que Chico Science nos deixou é muito rico e, sem dúvida, tornará o desfile 2016 do Galo da Madrugada um momento memorável. Nós vamos homenagear o artista e seus ideais de todas as formas, nos carros, fantasias e na música”, afirmou Rômulo Meneses, presidente da agremiação.

O desfile do Galo da Madrugada começará as 9h e deve terminar às 18h. O cortejo sairá da travessa do Forte das Cinco Pontas e percorrerá seis quilômetros de ruas e avenidas do centro comercial do Recife.

Cerca de 3.000 pessoas trabalharão para a saída do bloco. Desse total, cerca de mil são artistas, entre cantores e músicos locais e de destaque nacional, como Alceu Valença e Elba Ramalho.