A SSP (Secretaria de Segurança Pública) anunciou na noite desta quinta-feira (19) a definição de algumas regras para evitar tumultos e confrontos na região da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, durante eventos previstos para o próximo final de semana.
A reunião contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, do comandante geral da PM, Ricardo Gambaroni, e oficiais do Comando Geral, do subprefeito de Pinheiros, Angelo Salvador Filardo Junior, e seu chefe de Gabinete, Wagner Roberto Ribeiro Soares, além de representantes da CET.
Ficou decidida a delimitação do território com pontos de entrada em três ruas específicas e saída em outras cinco (ver abaixo). Nessa área, será proibida a entrada de veículos –salvo os dos moradores do local– e será proibida a entrada com bebidas alcoólicas, garrafas ou comidas na área delimitada.
Outra medida estipulada na reunião desta quinta foi o limite máximo de 15.000 pessoas. Chegando a isso, a polícia vai fechar a área.
A medida também poderá ser tomada quando ficar constatada a alta concentração –correspondente a cinco ou mais pessoas por metros quadrados– no eixo da rua Aspicuelta (da rua Fidalga até a rua Simão Alvares) com rua Morato Coelho (limites dos pontos de entrada e saída).
Algumas medidas já tinham sido estabelecidas, mas não impediram os tumultos durante o Carnaval. O horário de dispersão, que é estipulado à 1h, não foi cumprido alguns dias. A proibição de vender bebidas alcoólicas também não evitou que o consumo acontecesse, já que muitas pessoas levaram bebidas e comidas ao local.
Segundo a secretaria, a delimitação do território, com formação de bloqueios, visa impedir a entrada de bebidas alcoólicas, drogas, garrafas, comidas e armas no local. A limitação do número de pessoas também tem o objetivo de facilitar a dispersão no horário determinado pela prefeitura.
Durante o Carnaval, algumas pessoas atiraram garrafas contra policiais que faziam a dispersão, o que provocou confronto, com uso de bombas de efeito moral contra os foliões. Moradores também reclamam de sujeira e depredação.
As ações de fiscalização serão realizadas pela prefeitura, com apoio do policiamento, que será iniciado às 13h e prosseguirá até o término do evento e limpeza do local.

Veja os pontos de entrada e saída do público:
Entrada
– rua Morato Coelho (logo após a rua Hermes Fontes);
– rua Fidalga (próximo da rua Inácio Pereira da Rocha);
– rua Fradique Coutinho (próximo à Rua Wisard).
Saída
– rua Aspicuelta (próximo à rua Simão Alvares);
– rua Morato Coelho (próximo à rua Aspicuelta);
– rua Fidalga (próximo à rua Wisard);
– rua Aspicuelta (próximo à rua Fidalga);
– rua Fradique Coutinho (próximo à Rua Inácio Pereira da rocha).