PATRÍCIA BRITTO
ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE
Com investimento de R$ 35 milhões e um total de 2.596 apresentações, o Carnaval do Recife teve mais de um milhão de foliões e bateu recorde de público em 2015.
Da abertura, na sexta-feira (13), até a madrugada desta Quarta-Feira de Cinzas (18), o público médio nos 63 polos de programação foi de 1,036 milhão de pessoas –no ano passado foram 850 mil foliões.
Também subiu o número de turistas que escolheram pular Carnaval no Recife: de 810 mil, em 2014, para 890 mil neste ano, uma alta de 10%.
Os números foram divulgados em um balanço feito pela prefeitura na tarde desta quarta-feira.
O aumento do número de foliões no Recife ocorreu no ano em que ao menos seis prefeituras do Estado decidiram cancelar o Carnaval devido à seca ou a dificuldades financeiras.
Na região metropolitana, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Moreno tiveram a festa suspensa. A folia também foi cancelada em Limoeiro, no agreste, e Serra Talhada, no sertão.
De acordo com a prefeitura, dos R$ 35 milhões investidos no Carnaval deste ano, 25% foram patrocinados por empresas privadas.
O prefeito Geraldo Julio (PSB) avaliou como positivo o saldo do Carnaval e afirmou que foram feitas melhorias em relação ao ano passado, como a ampliação do serviço de transporte de foliões, o aumento da programação infantil e a abertura do polo do Quartel General do Frevo.
Para o próximo ano, disse que a prefeitura ainda irá avaliar o que precisa ser alterado. “Acabado o Carnaval, a gente reúne toda a equipe e encontra melhorias a serem feitas. A gente ainda vai observar o que pode ser melhorado”, afirmou.