PATRÍCIA BRITTO
ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE
Apesar da chuva, os foliões já começaram a chegar ao Recife Antigo para aproveitar as últimas horas do Carnaval.
Uma das mais animadas era a dona Maria do Carmo, de 79 anos, que pegou um ônibus e foi sozinha para a folia, com uma saia colorida e um colar de flores estilo havaiano.
“Já faz um mês que eu estou na rua pulando Carnaval”, disse. Se dança melhor frevo ou maracatu? “Não importa, o que vier eu danço”, disse antes de se despedir da reportagem para entrar numa roda de ciranda.
Aos poucos, famílias com crianças e grupos de amigos fantasiados vão enchendo o pátio do Marco Zero, numa mistura de blocos, frevos, maracatus, cirandas e outros ritmos.
Neste último dia do Carnaval, as agremiações campeãs do grupo especial fazem um desfile de despedida pelas ruas do Recife Antigo em direção ao Marco Zero. Há agremiações de afoxé, boi, troça, maracatus e até escola de samba.
Em outro lado, para encerrar o festival de música independente Rec-Beat, sobem ao palco do Cais da Alfândega a banda colombiana Mitú, a cantora carioca Juçara Marçal, o nigeriano Keziah Jones, Lucas Santanna, Luiz Melodia e o brasiliense Nego Moçambique.
Já no palco do Marco Zero, estão entre as atrações da noite o cantor de frevo Claudionor Germano, Maestro Forró, Alceu Valença e Elba Ramalho. Há ainda programação nos outros 62 polos espalhados pela cidade.
DESPEDIDA
Para a despedida do Carnaval, às 5h da madrugada, o Recife Antigo recebe o tradicional Arrastão do Frevo, com participação de Alceu Valença, Elba Ramalho, orquestras de frevo, bonecos gigantes e convidados.
Apesar de a maior parte da programação oficial do Carnaval do Recife e de Olinda se encerrarem nesta terça, a Quarta-Feira de Cinzas ainda será um dia de despedida da folia, com blocos e troças ocupando as ruas.