Assista aos cinco ‘sucessos de verão’ do Carnaval da Bahia

Por blog alalaô

Nem sempre as chamadas “músicas do carnaval” tornam-se permanentes e entram no repertório das bandas de axé. Conheça cinco sucessos de um só verão da música baiana:

Coração – Música originalmente é um forró composto por Dorgival Dantas, foi gravada pela banda Rapazolla — então comandada pelo cantor Tomate, hoje solo — e foi o sucesso na folia de 2005. Até hoje é mais tocada em festas de São João do que no Carnaval. Banda ainda existe, com novo vocalista.

Café com Pão – Febre nos ensaios do verão de 2006, a música de Jauperi fez sucesso com a banda Afrodisíaco, que só durou um verão. Desde então, o cantor Jauperi abreviou o nome artístico para Jau e segue em carreira solo. Já o outro vocalista Pierre Onassis virou pastor evangélico e cantor gospel. Antes de estourar como música de Carnaval, foi gravada por Davi Moraes.

Rebolation – Composta por Léo Santana e Nenel, sucesso meteórico de 2010 catapultou a banda Parangolé, que passou a fazer sucesso nacionalmente. Léo Santana partiu para carreira solo, Parangolé foi assumida por Tony Salles e música ficou restrita ao repertório de ambos.

Liga da Justiça – Sucesso do carnaval de 2011, a música composta por Márcio Victor, do Psirico, e cantada pela banda Leva Nóiz trouxe um clima de brincadeira para o Carnaval, com uma letra de duplo sentido envolvendo super-heróis. A banda ainda existe, mas perdeu fôlego: não tocou no Carnaval de Salvador este ano e agora arrisca-se na febre do “arrocha”.

Ziriguidum – Interpretada pela banda Filhos de Jorge, a música é uma da verdade uma versão “Yiri Yiri Bom”, um clássico da música latina dos anos 1950 composto por Thorn Silvestre Mendez Lopez. A versão em português, composta por Gileno e Gilmar Gomes, durou o verão de 2012. A banda Filhos de Jorge segue na ativa, mas com novo vocalista.