Quarta escola a entrar na Sapucaí, a Vila Isabel vai homenagear o maestro paulistano Isaac Karabtchevsky, que comanda a Orquestra Sinfônica Brasileira.
O enredo “O maestro brasileiro está na terra de Noel, a partitura é azul e branco, da nossa Vila Isabel” mistura o clássico com o popular na avenida, reunindo o maestro Isaac Karabtchevsky e Martinho da Vila.
“O enredo será cultural, não biográfico. Vamos falar da obra do Isaac”, explica o diretor de Carnaval. “O que interessa para o povão é o legado, o que ele deixou de cultura”, diz o carnavalesco Max Lopes.
O maestro estará no abre-alas, e Martinho, devoto da escola e autor de diversos de seus sambas-enredo, fechará o cortejo no último carro alegórico a desfilar na avenida. “O abre-alas é barroco, todo luxuoso”, adianta Lopes.
A agremiação também fará referência a outros músicos brasileiros, como Carlos Gomes (1836-1896) e Villa-Lobos (1887-1959). As homenagens a Gomes e Villa-Lobos ganharão um setor cada uma.
“A gente homenageia o Villa-Lobos fazendo referência ao ‘Trenzinho do Caipira'”, diz Lopes, explicando que um carro alegórico trará uma estação de trem da qual passageiros desembarcarão.
O desfile terá sete setores. Nos outros setores, serão encenadas obras que Karabtchevsky regeu, como o balé “O Quebra-Nozes” e a ópera “Madame Butterfly”. No último carro, o que traz Martinho da Vila, foi criado um botequim dentro de uma representação da fênix. Martinho da Vila vem na cabeça da fênix e a velha guarda vem no corpo.
Menos de 24 horas depois de brilhar no Sambódromo do Anhembi ao desfilar pela Gaviões da Fiel, Sabrina Sato já estava pronta para voltar para a avenida como rainha de bateria da Vila Isabel. Sabrina não está preocupada com a chuva que cai na Sapucaí: “Tá na chuva é pra se molhar!”, afirmou. “Vamos sambar!”
No ano passado, a Vila Isabel vivia um momento de “quem te viu, quem te vê”. Campeã em 2013, a escola desfilou no ano seguinte com fantasias e carros incompletos. Em 2015, a escola promete refazer essa história.
Antes da Vila Isabel, passou pela Marquês de Sapucaí a Viradouro, Mangueira e a Mocidade. Também desfilarão nesta noite a Salgueiro e Grande Rio, que encerra a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio.