São Clemente abre 2º dia de desfiles com enredo sobre Fernando Pamplona

Por blog alalaô

A São Clemente abriu o segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí apresentando um enredo sobre a história de Fernando Pamplona. O carnavalesco foi responsável por uma revolução estética nos desfiles do Carnaval carioca e conquistou quatro títulos nas décadas de 60 e 70.

A escola entrou na avenida às 21h30, como era previsto. Na noite passada, as apresentações atrasaram quase 30 minutos por conta da forte chuva. Hoje não há chuva na Sapucaí. A chegada ao sambódromo, porém, foi dificuldade por causa dos blocos que atrapalhavam o embarque em estações do metrô, como na Carioca, dificultada pelo fechamento da Cinelândia.

“Esse é o melhor momento da história da nossa escola”, disse Igor Sorriso, interprete da São Clemente. A afirmação ilustra o sentimento da escola, sempre entre as últimas colocadas. Neste ano, porém, ela conta com uma carnavalesca de ponta, a veterana Rosa Magalhães, que é  a dona do maior número de títulos na Sapucaí.

“É uma emoção diferente porque foi uma homenagem a um grande amigo”, disse Rosa ao término do desfile. A escola, que todos os anos briga para não ser rebaixada, fez nesta segunda talvez o melhor desfile de sua história, com um enredo sobre Fernando Pamplona.

X

Rosa decidiu homenagear seu mestre Fernando Pamplona, que morreu no ano passado. Ele foi artista plástico, cenógrafo e professor (da Escola de Belas-Artes), e influenciou com suas alegorias e fantasias uma geração de carnavalescos, entre os quais Joãosinho Trinta.

A premiada carnavalesca (com cinco títulos pela Imperatriz Leopoldinense e um pela Vila Isabel) decidiu participar do desfile: veio no terceiro carro, que representa o Theatro Municipal num dia de baile de Carnaval. Os dois carnavalescos tiveram origem na escola de Belas Artes e trabalharam no teatro.

Depois da São Clemente, entrarão na Sapucaí as escolas Portela, Beija-flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca. No primeiro dia de desfiles, outras seis escolas passaram pela avenida, sendo a Salgueiro e a Vila Isabel os grandes destaques,