Primeira passista ‘plus size’ desfila em escolas do Rio e de SP

Por blog alalaô

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO

Os homens adoram. “Ô, delícia! Maravilhosa!”, a passista Josiane Lira, 33, reproduz os galanteios (publicáveis) que recebe quando bota pra quebrar na quadra da escola de samba Grande Rio. “Fico me achando muito.”

De medidas “ostentação”, 118 kg para 1,81 m, com 146 cm de quadril —o da dançarina Carla Perez, no auge do É o Tchan, era 102 cm— a ex-segurança é modelo internacional para manequins grandes e, em 2013, foi eleita a Miss Plus Size carioca. Com o título, vieram a fama e a mídia.

Conquistou também as colegas, que hoje elogiam seu rebolado e ensinam truques para descansar a perna no meio do ziriguidum (dar aquela paradinha clássica, fazendo coração com a mão).

Josiane Lira, 33, passista da Nenê de Vila Matilde e da Grande Rio (Foto: Helena Wolfenson/Folhapress)
Josiane Lira, 33, passista da Nenê de Vila Matilde e da Grande Rio (Foto: Helena Wolfenson/Folhapress)

“Me achava tão bonita quanto qualquer uma”, diz, ao encaixar a “comissão de frente” no sutiã de bojo 50.

A autoconfiança de Josiane ainda não repercute em todas as esferas. Neste domingo (15), o concurso de rainha gay “plus size” do bloco Gaiola das Loucas, no centro de São Paulo, foi cancelado por falta de concorrentes.

Primeira “passista GG” , ela desfilou em São Paulo na sexta (13) com a Nenê da Vila Matilde, e vai à avenida no Rio na madrugada desta segunda (16), com a Grande Rio, onde começou em 2012 .

No banheiro da Nenê da Vila Matilde, zona leste de São Paulo, espalha um óleo nas pernas —macete carnavalesco para a pele aparecer mais lisa nas fotos— e joga purpurina dourada sobre o corpo.

Na saída da quadra, um motorista desacelera o carro, abaixa a janela e grita ao ver o mulherão: “Gosto muito!”. Josiane, definitivamente, para o trânsito. “Acha que vou perder para as magrinhas?”

Colaborou LÍGIA MESQUITA, de São Paulo