Bola Preta arrasta multidão pelas ruas do Rio

Por blog alalaô
X

DIANA BRITO
FELIPE DE OLIVEIRA
DO RIO

Maior bloco de Carnaval do Rio, o Cordão da Bola Preta arrastou uma multidão estimada em  1 milhão de pessoas na manhã deste sábado (14), segundo a Riotur – com a cantora Maria Rita como madrinha, Neguinho da Beija-Flor padrinho e a atriz Leandra Leal como porta-estandarte.

Este ano, o bloco desfilou pela primeira vez pela avenida Presidente Antônio Carlos, no centro, já que a avenida Rio Branco, que tradicionalmente recebe o Bola Preta, está interditada para obras.

“A diferença deste ano é que a gente foge a tradição de mais de 90 desfiles com o novo trajeto. É uma experiência novar”, afirmou o diretor do bloco, Luiz Henrique Bentes, o Henrique Mancha.

Por volta do meio-dia, houve um princípio de tumulto na área VIP – à frente de um dos quatro trios – e a direção do bloco chegou a ameaçar encerrar o desfile por segurança – com medo que algum folião fosse atropelado.

No percurso, uma mulher foi resgatada pelos bombeiros após ter tido um mal súbito. Espremidos nas laterais das cordas que cercavam os trios, os foliões cantavam letras de marchinhas e acompanhavam o bloco — mesmo com o forte calor.

“Vale a pena o esforço pra curtir essa alegria do Carnaval. É quente, mas é muita energia”, vibrava a foliã Rosely Vieira, 54, moradora de São Gonçalo, região metropolitana.

Entre os milhões de foliões, também estava o casal de amazonenses Carlos Siqueira, 34, e Helena Siqueira, 32. Eles investiram cerca de R$ 8.000, todo o dinheiro de sua poupança, para se divertir no Carnaval do Rio.

“Há vários anos assistimos tudo pela TV e internet. Nós amamos o Carnaval, então adiamos alguns planos e investimos tudo que tínhamos guardado. Minha sogra disse que estamos loucos. Mas está valendo a pena o investimento”, disse Carlos.

Para Helena, a aventura em solo carioca deve ser apenas a primeira. “O Carnaval ainda nem acabou mas já estou pensando em voltar no ano que vem. É a primeira vez que vim ao Rio, estou achando tudo muito bem organizado.”